Conceito
de Linha e de Staff e Organização Linear
A organização linear se baseia nos princípios
de:
Unidade de comando ou supervisão única
Unidade
de direção
Centralização
da autoridade
Cadeia
escalar
A
organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma
forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear),
baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta
pela Administração Científica. Fayol e seus seguidores discordam da supervisão
funcional por acharem que ela constitui uma negação da unidade de comando,
principio vital para a coordenação das atividades da organização. Na
organização linear os órgãos de Linha, ou seja, os órgãos que compõem a
organização, seguem rigidamente o principio escalar (autoridade de comando).
Para que os órgãos de Linha possam se dedicar exclusivamente a suas atividades
especializadas tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços
especializados estranhos às atividades dos órgãos de linha esses órgãos
prestadores de serviços – denominados órgãos de linha staff ou de assessoria
fornecem aos órgãos de linha serviços, conselhos recomendações, assessoria e
consultoria, que esses órgãos não têm condições de prover por si próprios.
Esses serviços de assessoria não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos
de linha, mas simplesmente oferecidos assim, os órgãos de staff não obedecem ao
principio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de
linha. Sua autoridade chamada de autoridade de staff é uma autoridade de
especialista e não autoridade de comando
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