Os 14 princípios de Fayol.
Introdução
O francês Henri
Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a
definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar,
coordenar, e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial
e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de
liderança ele defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em
empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais,
governamentais, políticas ou mesmo religiosas. a sua teoria mostra os 14
princípios gerais sobre gestão. Estes conceitos foram desde então desenvolvidos
de diversas formas pelos mestres mais recentes.
Origem da Abordagem Clássica da Administração
A abordagem clássica se divide em:
·
Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
·
Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
Partiram de
pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus
postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX
no panorama administrativo das organizações. O surgimento da Abordagem Clássica
de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial.
Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento,
sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões
empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até
então. Outro fator importante é que, com o aumento das empresas e, complexidade
de sua administração, bem como o crescimento da concorrência, a busca por meios
de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A divisão
dos cargos e tarefas e a constante necessidade de redução de custos e
desperdícios, fez com que os estudos desenvolvidos por Taylor e Fayol fossem
tão marcantes em suas épocas.
Teoria Clássica da Administração.
Principais vultos: Henri Fayol (1841-1925), Oliver Sheldon, Lindal
Urwick e Luther Gulick, Alfred Slon.
Fayol nasceu em 1841 em um subúrbio de
Istambul, Império Otomano seu pai era engenheiro e trabalhava como
superintendente das obras da ponte de Gálata. A família voltou para a França em
1847, onde Fayol se formou em mineração na
Escola Nacional Superior de Minas de Saint-Étienne, em 1860. Criou o Centro de
Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na
administração de negócios comerciais, industriais e governamentais contribuindo
para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam
Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Também
direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar
da empresa de cima para baixo ao contrário das ideias adotadas por Taylor e
Ford. Sua visão diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono),
foi a de um Gerente ou Diretor. Em 1888 aos 47 anos, assumiu a direção geral da
mineradora de carvão francesa (Commentry-Fourchambault-Decazeville), em
falência. Restabeleceu a saúde econômico-financeira da companhia após 58 anos
de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração
Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916 só foi
traduzida para o inglês em 1930, Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia
não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava
Obras
Fayol, Henri (1900), Bassins
houillers de Commentry et de Decazeville, excursion sous la conduite de M. H.
Fayol (in French), Paris.
Fayol, Henri (1916), Administration
industrielle et générale; prévoyance, organisation, commandement, coordination,
controle (in French), Paris, H. Dunod et E. Pinat.
Fayol, Henri (1918), Notice sur les
travaux scientifiques et techniques (in French), Gauthier.
Fayol, Henri (1921), L'Incapacité
industrielle de l'État: Les P. T. T (in French), Paris Dunod.
Fayol, Henri
1923. La réforme administrative des PTT, tiré à part, Dunod, 1923.
Ideias
importantes da obra "Administração Industrial e Geral": O autor busca
interpretar as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade que
nos rodeia. Ele diz que a administração é de suma importância e deveria estar
no plano de ensino de faculdades como a de engenharia civil Fayol também mostra
a divisão do trabalho e a divisão de funções mostrando a importância do
administrador, busca criticar a metodologia de certas faculdades mostrando que
isso interfere no sistema organizacional do mundo também criticava o excesso do
estudo da matemática nas engenharias dizendo que a va escrita é mais importante
afirma que o ensino técnico tem muito mais valor do que o ensino primário já
que ele é profissionalizante. Henri Fayol mostra que várias coisas ensinadas no
ensino superior são obsoletas e o plano de ensino deveria ser mudado. Na obra
"Administração Industrial e Geral" ele mostra como o engenheiro deve
se portar em seu ambiente de trabalho. Os conceitos abordados na obra nos
remetem a acontecimentos contemporâneos ao século XIX.
Funções básicas da Empresa
Fayol e as seis
Funções Básicas da Empresa Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e
universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural,
superando a abordagem analítica e concreta de Taylor, Fayol via a organização
como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram
encaixadas em seis funções;
Funções técnicas, relacionadas com a
produção de bens e serviços da empresa.
Funções comerciais, relacionadas com a
compra venda e permutação/troca.
Funções financeiras, relacionadas com a
procura e gerência de capitais. Funções de segurança, relacionadas com a
proteção e preservação dos bens e das pessoas.
Funções contábeis, relacionadas com
inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Funções administrativas, relacionadas
com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.
Funções da Administração
Conceitos Prever: Consiste em examinar
o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
Organizar: Montar uma estrutura humana
e material para realizar o empreendimento.
Comandar: Manter o pessoal ativo em
toda empresa.
Coordenar: Reunir, unificar e
harmonizar toda a atividade e esforço.
Controlar: Cuidar para que tudo se
realize de acordo com os planos e ordens
Princípios Gerais de Administração para
Fayol
1.Divisão do trabalho: consiste na
especialização das tarefas e das pessoas
para aumentar a
eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade
e o direito de dar ordens e o
poder de esperar
obediência.
3. Disciplina: depende da obediência,
aplicação, energia, comportamento e
respeito às
normas estabelecidas.
4. Unidade de comando: cada empregado
deve receber ordens de apenas
um superior. É o
princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça e um
plano para cada conjunto de
atividades que
tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais
aos interesses gerais: os
interesses
gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver
justa e garantida satisfação para os
empregados e
para a organização em termos de retribuição
8. Centralização: refere-se à
concentração da autoridade no topo da
hierarquia da
organização
9. Cadeia escalar: é a linha de
autoridade que vai do escalão mais alto ao
mais baixo.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e
cada coisa em seu lugar. É a ordem
material e
humana.
11. Equidade (reconhecer o direito de
cada um): amabilidade e justiça para
alcançar lealdade
do pessoal.
12. Estabilidade do pessoal: a
rotatividade das pessoas tem um impacto
negativo sobre a
eficiência da organização.
13. Iniciativa: a capacidade de
visualizar um plano e assegurar pessoalmente
o seu sucesso.
14. Espírito de equipe: harmonia e
união entre as pessoas são as forças da
organização.
Referencias bibiograficas
http://www.estudoadministracao.com.br/ler/18-11-2014-abordagem-classica-idalbertochiavenato-administracao-publica
§ Teoria Geral da
Administração Idalberto Chiavenato oitava Edição Editora Campus CHIAVENATO,
Idalberto. Recursos Humanos. 7.ed. São Paulo : Atlas, 2002.
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