Pular para o conteúdo principal

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.



Os 14 princípios de Fayol.


Introdução

O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar, e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança ele defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. a sua teoria mostra os 14 princípios gerais sobre gestão. Estes conceitos foram desde então desenvolvidos de diversas formas pelos mestres mais recentes.

Origem da Abordagem Clássica da Administração

A abordagem clássica se divide em:
· Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
· Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial. Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então. Outro fator importante é que, com o aumento das empresas e, complexidade de sua administração, bem como o crescimento da concorrência, a busca por meios de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A divisão dos cargos e tarefas e a constante necessidade de redução de custos e desperdícios, fez com que os estudos desenvolvidos por Taylor e Fayol fossem tão marcantes em suas épocas.

Teoria Clássica da Administração.

Principais vultos: Henri Fayol (1841-1925), Oliver Sheldon, Lindal Urwick e Luther Gulick, Alfred Slon.
 Fayol nasceu em 1841 em um subúrbio de Istambul, Império Otomano seu pai era engenheiro e trabalhava como superintendente das obras da ponte de Gálata. A família voltou para a França em 1847, onde Fayol se  formou em mineração na Escola Nacional Superior de Minas de Saint-Étienne, em 1860. Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. Sua visão diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor. Em 1888 aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa (Commentry-Fourchambault-Decazeville), em falência. Restabeleceu a saúde econômico-financeira da companhia após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916 só foi traduzida para o inglês em 1930, Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava

 Obras

Fayol, Henri (1900), Bassins houillers de Commentry et de Decazeville, excursion sous la conduite de M. H. Fayol (in French), Paris.
Fayol, Henri (1916), Administration industrielle et générale; prévoyance, organisation, commandement, coordination, controle (in French), Paris, H. Dunod et E. Pinat.
Fayol, Henri (1918), Notice sur les travaux scientifiques et techniques (in French), Gauthier.
Fayol, Henri (1921), L'Incapacité industrielle de l'État: Les P. T. T (in French), Paris Dunod.
Fayol, Henri 1923. La réforme administrative des PTT, tiré à part, Dunod, 1923.
Ideias importantes da obra "Administração Industrial e Geral": O autor busca interpretar as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade que nos rodeia. Ele diz que a administração é de suma importância e deveria estar no plano de ensino de faculdades como a de engenharia civil Fayol também mostra a divisão do trabalho e a divisão de funções mostrando a importância do administrador, busca criticar a metodologia de certas faculdades mostrando que isso interfere no sistema organizacional do mundo também criticava o excesso do estudo da matemática nas engenharias dizendo que a va escrita é mais importante afirma que o ensino técnico tem muito mais valor do que o ensino primário já que ele é profissionalizante. Henri Fayol mostra que várias coisas ensinadas no ensino superior são obsoletas e o plano de ensino deveria ser mudado. Na obra "Administração Industrial e Geral" ele mostra como o engenheiro deve se portar em seu ambiente de trabalho. Os conceitos abordados na obra nos remetem a acontecimentos contemporâneos ao século XIX.

Funções básicas da Empresa

Fayol e as seis Funções Básicas da Empresa Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor, Fayol via a organização como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funções;
Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.
Funções comerciais, relacionadas com a compra venda e permutação/troca.
Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Funções administrativas, relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.
Funções da Administração
Conceitos Prever: Consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
Comandar: Manter o pessoal ativo em toda empresa.
Coordenar: Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.
Controlar: Cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens

Princípios Gerais de Administração para Fayol

1.Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas
para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o
poder de esperar obediência.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e
respeito às normas estabelecidas.
4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas
um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de
atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os
interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os
empregados e para a organização em termos de retribuição
8. Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da
hierarquia da organização
9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao
mais baixo.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem
material e humana.
11. Equidade (reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justiça para
alcançar lealdade do pessoal.
12. Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto
negativo sobre a eficiência da organização.
13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente
o seu sucesso.
14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são as forças da
organização.



Referencias bibiograficas 

http://www.estudoadministracao.com.br/ler/18-11-2014-abordagem-classica-idalbertochiavenato-administracao-publica 
§ Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato oitava Edição Editora Campus CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7.ed. São Paulo : Atlas, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - ARRANJO FISICO - LAYOUT

TIPOS DE ARRANJO FÍSICO  1 – INTRODUÇÃO É importante que qualquer empresa por menor que seja, venha a estudar, avaliar e reavaliar a localização e o layout adequado para sua implantação. Escolher de maneira correta um arranjo físico é de extrema importância, pois um erro pode impactar diretamente nos custos de produção e consequentemente aumentando os investimentos para uma real mudança, causando até mesmo uma falência na organização, em consequência de um mau planejamento. Por isso, há uma preocupação ao estudar o arranjo físico e sua localização. Difícil de verificar em longa duração preocupa-se com a localização física e dos recursos a ser modificado, o arranjo físico determina como o processo irá fluir e a forma e a aparência que a organização terá. Um bom arranjo físico proporciona: segurança, conforto para os colaboradores, aperfeiçoa o uso do espaço, caso haja uma necessidade, se torna fácil o processo de mudanças, dentre outras qualidades em um plan...

ARRANJO FÍSICO CELULAR

O arranjo físico do tipo Celular consiste em arrumar em um só local, diferentes máquinas e processos que tenham a capacidade de fabricar o produto inteiro. Com isso garantindo a diminuição do tempo, aumentando a velocidade do sistema e agregando maior flexibilidade no mesmo. Vale ressaltar que este tipo de arranjo físico busca ligar os benefícios do arranjo físico por processo, com a do arranjo físico por produto.  Alocando em um mesmo lugar, conhecido como célula, máquinas distintas que possam fabricar como já dito o produto inteiro, através dos processos necessários, porém o deslocamento do produto ocorre em linha podendo ser definido por alguns gerentes de produção como (pequenas linhas). As células de manufatura podem produzir produtos diferentes e atender a demandas que uma linha seriada não conseguiria na linha de produção.     A formação das células se da na identificação das famílias de peças que serão processadas e as células devem ser preparadas por...

TGA - Linha Staff e Organização Linear

Conceito de Linha e de Staff e Organização Linear A organização linear se baseia nos princípios de: Unidade de comando ou supervisão única Unidade de direção Centralização da autoridade Cadeia escalar A organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear), baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta pela Administração Científica. Fayol e seus seguidores discordam da supervisão funcional por acharem que ela constitui uma negação da unidade de comando, principio vital para a coordenação das atividades da organização. Na organização linear os órgãos de Linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização, seguem rigidamente o principio escalar (autoridade de comando). Para que os órgãos de Linha possam se dedicar exclusivamente a suas atividades especializadas tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços especializados estranho...